terça-feira, 16 de setembro de 2008

Webquest sobre a Dislexia

4ª Tarefa: PROJETO DA WEBQUEST

ALUNOS... COM DIFICULDADES DE LEITURA... DISLEXIA

Uma WEBQUEST para Professores de Educação Especial



1 . Introdução



Sabia que TOM CRUISE, decora os papéis que tem de interpretar usando um gravador?
Sabia que AGATHA CHRISTIE, a famosa escritora de livro policiais, produziu as suas dezenas de Best Sellers ditando os seus textos para um gravador por ter uma enorme dificuldade em escrever?
Sabia que ALBERT EINSTEIN não falou até aos 4 anos de idade e só conseguiu ler aos 11 anos?

O que têm em comum estas famosas figuras mundiais?


2. Tarefa



Pesquisar e analisar diferentes tipos de material de ensino fundamental. Verificar em cada um deles:
a) apresentação dos desenhos, textos, figuras;
b) o tipo de letra apresentada: imprensa, cursiva;
c) a seqüência dos exercícios e da apresentação das famílias silábicas.


RECURSOS

HTTP://www.sapo.pt/educacional/educacao_especial

www.inclusao.com.br/index_htm

www.sociedadeinclusiva.pucminas.br
Outros recursos Bibliográficos

Ana Maria Bernard da Costa, “A Escola Inclusiva: do conceito à prática – publicação, inovação vol. 9, do Instituto de Inovação Educacional/1996

Isabel Filgueiras – “As crianças com necessidades Educativas Especiais”: como educar, inovação vol. 7 do Instituto de Inovação Educacional/1994

UNESCO Declaração de Salamanca

Carta de Luxemburgo
Decreto –lei 319/91


3. Processo



Pesquisar sobre A Dislexia e descrever as diferentes formas de transtornos de aprendizagem.


4. Avaliação


Exercícios perceptivos e sinestésicos, cujo objetivo é ensinar o disléxico a reconhecer e controlar o estado mental que o conduz às percepções confusas e distorcidas de letras, palavras e números.
Exercícios criativos de aprendizagem que visam possibilitar ao disléxico adquirir o domínio dos símbolos da linguagem.

Responda às seguintes perguntas:
1. O que é Dislexia?
2. Que características apresentam as crianças disléxicas entre 4/6 anos?
3. Que características apresentam as crianças disléxicas entre 7/9 anos?
4. Que características apresentam as crianças disléxicas entre 9/10 anos?
5. Que tipos de dislexia podemos distinguir?


5. Conclusões




Socializar conhecimentos acerca da Dislexia.

CRÉDITOS:
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA
Instituto Anísio Teixeira
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE 02
Curso Mídias Digitais 2008
Cursista: Maria Conceição Gomes de Melo
Sala: 05
Professora: Edileuza Alves


HTTP://www.sapo.pt/educacional/educacao_especial

www.inclusao.com.br/index_htm

www.sociedadeinclusiva.pucminas.br

Outros recursos Bibliográficos

Ana Maria Bernard da Costa, “A Escola Inclusiva: do conceito à prática – publicação, inovação vol. 9, do Instituto de Inovação Educacional/1996

Isabel Filgueiras – “As crianças com necessidades Educativas Especiais”: como educar, inovação vol. 7 do Instituto de Inovação Educacional/1994

UNESCO Declaração de Salamanca

Carta de Luxemburgo
Decreto –lei 319/91


IMAGENS:
http://realvariedades.com/Os%2010%20Mais%20Bonitos.htm
http://acasatorta.wordpress.com/2008/01/16/prestigiando/
http://colecionadordefrases.wordpress.com/category/albert-einstein/
http://aprenderemconstrucao.blogspot.com/2007/12/dislexia.html
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-QWdiMaPGzqPU6OgcJOXLVGJSOAb-nT01shGaLJpzex1fNN8gjjGMf7Ljouv0ThsoDZMzJmo0L9oX_sXWRJfNdY2S-9yb9Ex_TTRiRp8RzK-IVPoYoscf-c9SEiaqRIdlpx8F4E9O1EEZ/s1600-h/dislexia2.jpg
http://marcelinas-rio.com.br/Pagina%20Col%E9gio/imagemsetores/fonoaudiologia/dislexia.htm
http://www.esmas.com/salud/saludfamiliar/ninosyninas/449579.html
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOTzDbF4I0tiffGlefeTZyq1ISsCbGC1v20XgRfcC-Qae1wPi6wyhmyvy3jVkuVylU7h4dzg3vRyNIk2HV1maQwUrNUr0ZOd3xuQOs3D9r4gPoahcaM0w8HXmNrTJ3mAPcADMUJLeeZuL-/s1600-h/dislexia.jpg

Maria Conceição Gomes de Melo
Curso: MÍDIAS DIGITAIS



http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=9935&id_pagina=1








Estudar a DISLEXIA

Estudar a DISLEXIA apresenta uma grande vantagem,pois a leitura é uma forma complexa de aprendizagem simbólica,na qual mudanças relativamente triviais em uma palavra podem alterar completamente sua pronúncia e significado.